qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Senador Hamilton Mourão visita Santa Cruz e reforça apoio à região em temas estratégicos

Parlamentar cobrou mais recursos do governo federal E defendeu produtores de tabaco

O ex-vice-presidente da República e atual senador pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, foi recepcionado pouco antes do meio-dia desta quinta-feira (26), no Palacinho, sede da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O parlamentar foi acolhido pelo prefeito Sérgio Moraes, pelo vice-prefeito Alex Knak, pelos deputados Marcelo e Kelly Moraes, além de secretários municipais, vereadores e outras lideranças regionais.

Durante o encontro, Mourão reafirmou seu apoio ao mandato do prefeito Sérgio Moraes, relembrou a destinação de R$500 mil no ano passado ao Hospital Santa Cruz e abordou a atual dificuldade de liberação de recursos por parte do governo federal. “Está havendo um atraso na liberação das emendas parlamentares. Até o presente momento, não chega a R$ 800 milhões liberados este ano. No mesmo período do ano passado, já haviam sido 23 bilhões”, afirmou. Segundo ele, a situação fiscal do país tem prejudicado a execução orçamentária. “Lamentavelmente, no atual governo, o dinheiro acabou antes do fim do mandato”, analisou.

O prefeito Sérgio Moraes, ao lado do presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger – conhecido como Rim –, relatou as dificuldades causadas pelas enchentes nas regiões do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari. Ele reforçou a importância do apoio dos governos estadual e federal para auxiliar os municípios atingidos e mencionou, ainda, tratativas junto à Caixa Econômica Federal para suspender temporariamente os pagamentos de financiamentos, a fim de que os municípios possam investir na recuperação de áreas degradadas.

O deputado federal Marcelo Moraes ressaltou o alinhamento com Mourão em pautas de interesse da região. “Em Brasília, eu e Mourão trabalhamos pelas mesmas causas. Temos alinhamento ideológico”, afirmou. Ele destacou a importância do apoio do senador à PEC 66 – que institui limite para o pagamento de precatórios pelos Municípios e abre novo prazo para parcelamento especial de débitos com regimes de Previdência Social – e à pauta da securitização das dívidas dos agricultores – processo que facilita a quitação das dívidas rurais, transformando-as em títulos negociados no mercado.

Marcelo também enfatizou a necessidade de articulação em torno da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. “Há uma perseguição indireta por parte do governo federal, que pode acabar inviabilizando a produção de tabaco ao longo do tempo. Vamos precisar da força do senador na Convenção, para que se possa discutir a questão do tabaco pelos âmbitos social e econômico, como fonte de sustento de muitas famílias da nossa região”, declarou.

Sobre o tema, Mourão defendeu medidas contra o contrabando de cigarros, em vez de ataques à cadeia produtiva do fumo. “Hoje, 60% a 70% do cigarro vendido no Brasil é contrabandeado do Paraguai. O governo tem que agir contra esse contrabando. Essa é a tarefa dele. E não tem que agir em cima de um grupo que emprega, trabalha, produz e representa uma fonte fundamental de exportação e de ingresso de recursos”, pontuou.

A deputada estadual Kelly Moraes também se pronunciou, destacando que os parlamentares compartilham objetivos comuns voltados ao desenvolvimento da região, com ênfase especial no apoio aos produtores rurais, buscando garantir a segurança necessária para que continuem contribuindo para o crescimento do estado. “Falamos do fumo com muito orgulho, porque aqui temos as empresas, os safristas e a economia da região movimentada por essa produção”, afirmou.

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fátima Alves da Silva, aproveitou a ocasião para solicitar o apoio do senador a um projeto de lei em tramitação no Congresso que propõe a fixação de índices mínimos de recursos a serem destinados pelos governos à assistência social, com o objetivo de assegurar um padrão de atendimento e suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já